Lista de cruzadores de batalha da Alemanha

O Seydlitz, Moltke, Hindenburg, Derfflinger e Von der Tann seguindo para serem internados em Scapa Flow em 21 de novembro de 1918

A Marinha Imperial Alemã construiu e planejou uma série de cruzadores de batalha nas décadas de 1900 e 1910. Seus projetos foram sempre influenciados pelo desejo do alto comando naval alemão de que eles deveriam lutar junto com os couraçados na linha de batalha. A primeira embarcação foi o SMS Von der Tann, construído em resposta aos primeiros cruzadores de batalha britânicos. Ele foi sucedido pela Classe Moltke e pelo SMS Seydlitz, que apresentaram apenas pequenos melhoramentos incrementais, como um maior número de canhões principais e um esquema de blindagem mais pesado. Os últimos navios construídos foram aqueles da Classe Derfflinger, que incorporaram armas ainda maiores.

Em seguida veio a Classe Mackensen, cujo projeto incorporaria um armamento principal com canhões maiores e mais poderosos. Sete embarcações foram planejadas, porém as três últimas tiveram seu projeto alterado depois da Marinha Imperial ter descoberto sobre novos cruzadores de batalha sendo construídos e planejados por norte-americanos e britânicos, que seriam mais poderosos que os seus. Desta forma, esses navios tornaram-se a Classe Ersatz Yorck. O andamento da Primeira Guerra Mundial impediu que esses cruzadores de batalha fossem finalizados. A sucessora Marinha de Guerra planejou mais cruzadores de batalha no final da década de 1930, a Classe O, para atacar navios mercantes inimigos, mas o andamento da Segunda Guerra Mundial também impediu que fossem construídos.

Os cruzadores de batalha alemães serviram na Primeira Guerra Mundial, a maioria no Mar do Norte realizando incursões contra o litoral britânico entre 1914 e 1916. Estas ações culminaram na Batalha da Jutlândia em 1916, quando os navios conseguiram afundar três dos cruzadores de batalha britânicos. Entretanto, o SMS Lützow foi seriamente danificado durante a mesma batalha e precisou ser afundado. Os navios sobreviventes pouco fizeram pelo restante do conflito. Todos foram internados na base britânica de Scapa Flow em novembro de 1918 depois da derrota da Alemanha. Eles foram deliberadamente afundados em julho de 1919 para que não fossem tomados pelos Aliados, com seus destroços sendo reflutuados e desmontados pelas décadas seguintes. O SMS Goeben estava no Mar Mediterrâneo quando a guerra começou e foi transferido para a Marinha Otomana, lutando contra a Marinha Imperial Russa no Mar Negro. Continuou sob posse otomana após a guerra e serviu até 1950, sendo desmontado na década de 1970.

Legenda
Armas principais Número e tamanho dos canhões da bateria principal
Deslocamento Deslocamento do navio totalmente carregado
Propulsão Número e tipo do sistema de propulsão e velocidade máxima
Batimento Data em que o batimento de quilha ocorreu
Lançamento Data em que o navio foi lançado ao mar
Comissionamento Data em que o navio foi comissionado em serviço
Destino Fim que o navio teve

From Wikipedia, the free encyclopedia · View on Wikipedia

Developed by Tubidy